Missas na MATRIZ: Sábados 16 h e 20 h Domingos 8 h e 19 h
Durante a semana: segundas, terças 19 h e quartas 8 h; quintas 20 h e sextas às 8 horas.
Batizados na Matriz sempre no 4º Domingo do mês
Plantão de CONFISSÕES todas as terças e quinta-feira: das 15 às 18 horas

domingo, 7 de agosto de 2011

18º. DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO A)

INTRODUÇÃO

1ª. Leitura: Is 55,1-3: O profeta apresenta o povo no exílio como pessoas cansadas, desestimuladas e sem esperança. De onde esperar? Da ação gratuita e poderosa de Deus. O Senhor convida à saciedade gratuita. O destaque é sobre o dom.

Sl 144 (145): É Deus quem nos sacia. Ele abre sua mão prodigamente.

2ª. Leitura: Rm 8,35.37-39: São Paulo partindo de sua experiência com Deus, certifica de que nada pode nos separar do amor de Deus, o amor manifestado em Cristo que por nós deu a vida. As dificuldades não só não têm poder de nos separar do amor de Deus, como são até ocasião para mais nos aproximar dele e sentir que dele dependemos radicalmente.

Mt 14,13-21: A multiplicação dos pães. Jesus sai do seu momento a sós para ir em socorro das pessoas que necessitam. Esta é a parábola da encarnação: Sendo Deus veio ao nosso deserto saciar nossa fome. Ele é o nosso Pão.

COMENTÁRIO

O princípio que rege A palavra de hoje é a abundância. Diante da atitude dos discípulos que dizem a Jesus: “Despede a multidão para que vão comprar comida”, Jesus lhes diz: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Onde está o milagre? Sobretudo na conversão dos discípulos que são convidados a sair da “cultura da falta”, para a “cultura da abundância”. O pouco com a vitalidade da graça que impulsiona a partilha e potencializa o dom, é capaz de nos surpreender. Há poucos pães e pouco amor, depois há muito amor e muitos pães.

Nós por nós mesmos não somos capazes de resolver o problema das nossas “fomes”, mas se confiarmos o nosso pouco à graça de Deus, sobretudo o nosso coração, ele fará maravilhas em nós e através de nós.

Não falta alimento no planeta, disso sabemos. Se Jesus multiplicasse a comida, mas não curasse nosso coração, nos encarregaríamos de nos apossar do que não é nosso deixando ainda pessoas com fome. Falta capacidade de confiar que pouco com Deus é muito, que a mentalidade de Deus deve nos tomar. A generosidade recebe do Senhor uma medida calcada, sacudida.

Esta solidariedade deve alcançar todos os campos da vida. Confiramos na cultura da abundância: abundância de perdão, de valorização dos outros, de amor verdadeiro. A cultura da falta é mesquinha, cheio de medidas e de cálculo. Esta palavra de hoje fala de gratuidade, de abundância de dom.

PARA VIVER A PALAVRA

Que tal entrarmos na cultura da abundância?

1. Não disputar aquela última vaga no estacionamento;
2. Não pagar um farol alto no trânsito com outro farol alto;
3. Não machucar ninguém por uma vaga no trabalho;
4. Não limitar o amor por causa de um orgulho ferido;
5. Não negar á ninguém uma ajuda que você pode dar;
6. ir além, sempre além.

Deus ama quem dá com alegria.
Quem semeia muito colhe muito.
A quem é generoso lhe será dado ainda mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário