Missas na MATRIZ: Sábados 16 h e 20 h Domingos 8 h e 19 h
Durante a semana: segundas, terças 19 h e quartas 8 h; quintas 20 h e sextas às 8 horas.
Batizados na Matriz sempre no 4º Domingo do mês
Plantão de CONFISSÕES todas as terças e quinta-feira: das 15 às 18 horas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

19º. DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO A)

ITRODUÇÃO

1ª. Leitura: 1Re 19,9.11-13: O profeta que foge de seus perseguidores encontra abrigo e companhia em Deus. Deus é sempre novo no seu modo de se fazer encontrar; naquele mesmo lugar veio com trovões para Moisés, agora numa suave brisa para Elias.

2ª. Leitura: Rm 9, 1-5: O mistério do endurecimento do coração. Paulo anseia pela conversão dos seus irmãos judeus, com quem Deus começou a história de salvação.

Mt 14,22-33: Jesus ora, caminha sobre as águas e vai ao encontro dos discípulos em apuros. Dos discípulos se requer a fé confiante.

COMENTÁRIO

Confiança e oração são os dois pólos da Palavra deste domingo. Jesus, que ressuscitado está à direita do Pai, está atento à barca da Igreja sobre o mar do mundo. Também o barquinho da nossa vida é cuidado por ele. Que são os ventos contrários? São as coisas que mexem conosco, que podem distrair nossos olhos de Jesus, da confiança nele. Cremos realmente que Ele está conosco? Ele prometeu e cumpre sua promessa: “estarei sempre convosco”.

A oração é o modo de tomar a mão que Jesus estendeu para Pedro e estende para nós. A oração é a alternativa para a preocupação e falta de paz. A oração alimenta a confiança em Deus, assegura a paz e ganha traquilidade para agir com sabedoria. Na oração acontece o encontro com Deus, como aconteceu com Elias. Na oração encontramos a luz para discernir as situações difíceis. Paulo entenderá que o endurecimento do seu povo foi “necessário” para que os pagãos fossem acolhidos na herança. A súplica de Pedro (Senhor, salva-me!) vê estendida a mão de Jesus. Como está tua oração? Quem não reza ou reza mal, perde o centro da vida, se dispersa nas ações.

A oração acende a confiança. A confiança nasce quando sei que o Poderoso me ama e se importa comigo. A confiança leva a viver em ação de graças, porque se sente cuidado, como uma criança no regaço de sua mãe. Como está tua confiança em Deus? Realmente o sente próximo? O pecado pode nos privar da percepção da paternidade de Deus. É preciso decididamente sair do pecado e entrar em Cristo, de outro modo estaremos cegos à presença de Deus na nossa vida, sentiremos sós.



PARA VIVER A PALAVRA

Que tal rezar e confiar mais?

1. Fazer ou reativar um planinho de vida espiritual, com horários e momentos de oração;
2. Conversar com Deus ao longo do dia;
3. Perceber Deus que nos fala sempre, de modo novo através dos fatos e pessoas;
4. Entender que nossas preocupações não resolvem nada e complicam nossa vida;
5. Reafirmar a fé de que Jesus está vivo e operante na sua Igreja e na nossa vida;
Olhai os pássaros do céu e os lírios do campo; o Pai cuida deles, não cuidará de nós?
Orai e vigiai!
Estai sempre alegres, orai sem cessar, por tudo dai graças.

Pe. José Otácio





Nenhum comentário:

Postar um comentário