Missas na MATRIZ: Sábados 16 h e 20 h Domingos 8 h e 19 h
Durante a semana: segundas, terças 19 h e quartas 8 h; quintas 20 h e sextas às 8 horas.
Batizados na Matriz sempre no 4º Domingo do mês
Plantão de CONFISSÕES todas as terças e quinta-feira: das 15 às 18 horas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

20º. DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO A)


ITRODUÇÃO

1ª. Leitura: Is 56,1.6-7: Os estrangeiros poderão oferecer sacrifícios no altar da casa do Senhor, pois ela será casa de oração para todos os povos. Esta é a premissa do universalismo da salvação: a todos serão abertas às portas da amizade com o Deus vivo e verdadeiro.

Sl 66/67:

2ª. Leitura: Rm 11,13-15.29-32: Os Judeus não acolheram o Messias crucificado. Deus usou seu endurecimento para ser ocasião para a pregação aos pagãos (não judeus). Deus tudo transforma!

Mt 15,21-28: A pedagogia para tornar-se discípulo: perceber que tudo é dom, não temos diretos diante de Deus.

COMENTÁRIO

Todas as leituras são testemunhas do UNIVERDALISMO da destinação da salvação. Seria um contra-senso um Deus segregador. Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.
Jesus leva a Cananéia a fazer o caminho do discipulado. Ela pede uma intervenção em favor de sua filha. Jesus se cala. Os discípulos falam (falam demais!). Ela insiste. Jesus dá o primeiro fora: “vim para as ovelhas perdidas da casa de Israel”. “Socorre- me”, ela insiste. Não posso tirar dos judeus para dar aos pagãos! Os pagãos não se importam de ser operários da última hora, ou o filho que depois de ter dito não volta atrás. Aquela pagã teve o que era necessário para ter acesso à graça de Jesus: a fé.
“Os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos filhos”. Não temos direitos junto a Deus. Somos todos expectadores das milhas. É por pura misericórdia que somos convidados ao Banquete.
O ponto central é a questão: o que é necessário para comer, ainda que migalhas, do pão vivo que é Jesus? Basta a fé. A fé de que fala Paulo, a obediência da fé, a entrega confiante a Deus. Não se entra em comunhão com Deus pelo fato de ser circuncidado, mas por crer em Jesus. Todos estão na mesma condição diante da salvação!
Quando Jesus mostra que o templo, como lugar do encontro com Deus, ficou obsoleto, ele usa a citação: “minha será casa de oração para todos os povos”. Jesus é a casa de Deus. Nele encontramos Deus. Nem é por acaso que o véu do templo se rasga com sua morte. Em Cristo, o Santo dos Santos é acessível ao ser humano.


PARA VIVER A PALAVRA

Como está a obediência da minha fé?

1. Não confiar na carne: nenhuma prerrogativa é validade diante de Deus (Fl 3,4-11)
2. Vinde comprar e comer sem pagar!
3. Não há mais distinção entre judeu e pagão. O muro de separação foi demolido por Cristo. Paulo gastou sua vida anunciando isso.
4. A ação de Deus vai além dos muros das nossas igrejas.
5. Tudo é graça!

Senhor, que a minha fé seja tolerante sem deixar de ser cheia de verdade. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário